A Companhia


A ANTISTATUSQUO Companhia de Dança, também conhecida como A.S.Q. Cia de Dança, é um laboratório de experimentação em dança contemporânea que investe na pesquisa de movimento e da linguagem da dança.

Foi criada em 1989 pela coreógrafa Luciana Lara que hoje divide a direção da Companhia com Marconi Valadares, que também atua como produtor, cenógrafo e designer gráfico. A Companhia, com sede em Brasília-DF, vem realizando um trabalho de pesquisa que completou 28 anos no ano de 2016. 
 
A idéia de colocar o nome Anti Status Quo na companhia veio da busca pela experimentação. A expressão do latim “status quo”, segundo Houassis, significa situação, estado, qualidade ou circunstância de uma pessoa ou coisa em determinado momento, uma condição. O Anti à frente da expressão quer dizer não satisfeitos com a situação vigente, contra os padrões estabelecidos, com o ímpeto da descoberta e do questionamento. O grupo busca vias de expressão autênticas para desenvolver seus trabalhos. É conhecido pelo diálogo com as artes visuais e dramaturgias críticas e políticas. A abreviação do nome da Companhia lembra os endereços de Brasília, reafirmando sua ligação afetiva com sua cidade sede. 

A Companhia tem 3 núcleos de atuação o Núcleo Artístico, o Núcleo de Formação e o Núcleo de Arte-Educação.



Núcleo Artístico

A Companhia tem como característica de seus trabalhos artísticos: a inventividade, o diálogo com as artes visuais, o interesse pela pesquisa de movimento e da linguagem da dança contemporânea. Sem a preocupação de ser fiel a quaisquer parâmetros estilísticos ou padrões estéticos formais, intérpretes, coreógrafa e artistas convidados pesquisam em colaboração para desenvolver as suas percepções e recriarem juntos uma experiência sensória, estética, poética e reflexiva diferenciada em cada criação.

Dez espetáculos criados: Efeitos(1991); Anti Status Quo Dança (1994); No Instante (1996); Nada Pessoal (1998); Dalí (2000); Coisas de Cartum (2002), Aletheia (2003), Cidade em Plano (2006) , Autorretratodinâmico (2009) e "De Carne e Concreto - Uma Instalação Coreográfica"( 2014).

A Companhia desenvolve também trabalhos como fotoperformances,  performances e intervenções urbanas como o projeto "Jamais Seremos os mesmos" onde se destacam as intervenções urbanas: "Camaleões" e "Sacolas na cabeça". Realizou criações em vídeo-dança como " De Carne e Pedra - Cidade em Plano" e publicações como: "Arqueologia de um Processo Criativo - Um Livro Coreográfico" e De Carne e concreto". Atualmente está realizando uma pesquisa para um novo trabalho chamado "Microutopias Cotidianas Aglutinantes do Lugar" pelo prêmio Funarte de dança Klauss Vianna 2015. 



Núcleo de Formação A.S.Q

O objetivo do Núcleo de Formação consiste na viabilização da formação artística e técnica de intérpretes para o trabalho dança contemporânea que a companhia realiza,por meio de um programa contínuo de aulas práticas e teóricas que incluem aula técnica com release-based tecnique, consciência corporal e trabalho de alongamento e flexibilidade, improvisação, apreciação crítica de espetáculos, criação de movimento e análise de movimento Laban e da linguagem da dança, estudo de novos suportes / mídia da dança e prática do intérprete com apresentações em público.

Os integrantes deste núcleo são interessados em dança contemporânea, estudantes de dança e artes cênicas, atores e bailarinos amadores e profissionais, ou seja, indivíduos que buscam um espaço para a contínua formação e desenvolvimento da expressão com o corpo e o movimento e a profissionalização artística na área de dança contemporânea.

A criação do núcleo surgiu da constante necessidade da Companhia de formar intérpretes para a demanda de seu trabalho profissional. Desde a criação da Companhia, além de seus intérpretes atuais, vários bailarinos atuantes na área até hoje passaram por essa formação. Além disso o núcleo de formação também contribui com a formação de público e de uma cultura da dança, onde profissionais de várias outras áreas de atuação entram em contato com o universo da dança contemporânea. 

A Companhia criou um núcleo de formação em novembro de 2005 com alunos selecionados em duas oficinas de dança contemporânea realizada pela coreógrafa no Centro de Dança do DF. Hoje, os interessados em integrar o núcleo podem procurar diretamente a Companhia e fazer uma aula experimental.


O núcleo tem aulas todas as terças, quintas e sextas de 12.15 ás 13.45 no Centro de Dança do DF. Hoje o Núcleo de Formação também tem seu próprio blog, gerido pelos seus próprios integrantes: http://www.hojetemdanca.blogspot.com/



Núcleo de Arte-educação A.S.Q.


O Núcleo de Arte-educação desenvolve ações e projetos educativos na área da dança. Como por exemplo o projeto: "A Escola Vai ao Teatro" A.S.Q. Arte- educação- Uma Abordagem Triangular através da Dança criado em 2004 e o projeto "Diálogos com a platéia - por de trás do espetáculo" .


O projeto A.S.Q. Arte educação consiste em um programa que aborda a dança como linguagem artística idealizado para adolescentes de 11 á 18 anos do ensino fundamental e médio da rede pública e particular de ensino com apresentações de espetáculos de dança contemporânea criados pela A.S.Q. Companhia de Dança, especialmente adaptados para o projeto com aula expositiva, debates e oficina prática concebidos dentro da Abordagem Triangular do Ensino das Artes. Sua última edição foi em 2009 com o patrocínio do FAC- Fundo de apoio à Cultura do DF.


O projeto "Diálogos com a platéia - por de trás do espetáculo" consiste em um encontro entre artistas e público realizado assim que acaba uma apresentação. O intuito é proporcionar uma oportunidade de troca entre platéia e a Companhia por meio de um debate, mediado pela coreógrafa, com a participação dos bailarinos e artistas colaboradores, onde os assuntos abordados são sobre o tema do espetáculo, o processo criativo, estética, linguagem artística e apreciação crítica do que foi apresentado.



Integrantes


 
Direção artística: 

Luciana Lara



Direção executiva e produção:

Marconi Valadares




Bailarinos (Núcleo Artístico): 

Camilla Nyarady
Cristhian Cantarino
Déborah Alessandra
João Lima
Luciana Matias
Marcia Regina
Raoni Carricondo
Roberto Dagô
Robson Castro


Bailarinos colaboradores: 

Luara Learth
Olivia Orthof
Leandro Menezes
Carolina Carret
Marcela Brasil
Rafael Villa
Juliana Sá
karla Freire
Gigliola Mendes
Vinícius Santana


Núcleo de Formação:

Tauana M.
Marcela Brasil
Rebeca Damian
Maria  Ramalho 
Viridiana Gabriel
Luiza Camelo
Jaqueline Castro









Currículo da diretora da Companhia:


Luciana Lara  é fundadora, diretora artística e coreógrafa da Anti Status Quo Companhia de Dança. Mestre em artes pela UnB, com pesquisa voltada para processo criativos e dramaturgia na dança, formada em  Educação Artística com Habilitação em  Artes Cênicas pela Fundação Brasileira de Teatro – Faculdade Dulcina de Moraes, fez especialização em coreografia pelo Laban Centre, na Inglaterra (1996-1998) e hoje é mestranda na Universidade de Brasília (UnB) na linha de pesquisa: Processos Composicionais para a Cena.  .

Durante os dois anos no Laban Centre a coreógrafa teve oportunidade ainda de cursar iluminação, cenário e figurino para a dança, além da formação em coreologia fornecida pelo curso. Para realizar seu estudo do Laban Centre a artista recebeu a bolsa Apartes da CAPES (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Em 1995, Luciana foi uma das representantes do Brasil no programa de coreógrafos residentes no American Dance Festival, em Durham, Carolina do Norte (EUA).

Luciana iniciou informalmente com dança de rua e deu início a sua formação mais formalmente  em dança em 1980 estudando balé clássico e jazz. Ao longo de sua trajetória ampliou sua formação corporal com aulas de contato-improvisação, alongamento e flexibilidade, consciência  corporal, teatro, improvisação, dança moderna e contemporânea onde se destaca os estudos com a Release Based Tecnique, Análise de movimento Laban  atualmente sua duas áreas de especialização. Sua formação tem como principais influências os professores: Valerie Preston-Dunlop- (Inglaterra); Rosemary Brandt (Inglaterra); Luiz Mendonça (Brasil); Eliana Carneiro (Brasil); Ross Cameron (Inglaterra); Rosemary Butcher (Inglaterra); Laurie Booth (Inglaterra); Martha Myers (USA); Daniel Lepkoff (USA); Wendell Beavers (USA); Randy Warshaw (USA); Mark Haim- (USA); David Hernandez (USA); Hugo Rodas (Brasil); Fernando Villar (Brasil); João Antônio (Brasil); Doug Rosemberg (USA); Lori Belilove (USA); Noam Mieri (Israel).

Luciana atua como professora e coreógrafa desde os 17 anos de idade. Foi professora da UnB – Universidade de Brasília, no Departamento de Artes Cênicas de 2007 á 2008 e na da Faculdade de Artes Dulcina de Morais de 2005 á 2007 e de 2009 á 2010. Em ambas as faculdades ministrava aulas de corpo e movimento e também expressão corporal. Simultaneamente realiza trabalho como professora de dança contemporânea no Centro de Dança do DF onde dá aulas para o Núcleo de Formação da Companhia e para turmas abertas a comunidade desde 2000. Foi uma das ministrantes da oficina Dramaturgia na dança no projeto SESC dramturgias, promovido pelo SESC Nacional em 13 cidades do Brasil do Norte, centro oeste e Nordeste do Brasil, no segundo semestre de 2016. (Aracaju- SE, Fortaleza-CE, Crato- CE, Juazeiro do Norte-CE, João Pessoa -PB, Campina Grande-PB, Manaus -AM, Rondonópolis -MT, Cuiabá-MT, Rio Branco -RO, Maceió-AL e Vitória-ES. 

Luciana é responsável pela direção e coreografia de todos os espetáculos apresentados pela Anti Status Quo Companhia de Dança, desde sua criação. Escreveu escreveu o livro: "Arqueologia de um Processo Criativo - Um Livro Coreográfico" sobre o processo criativo do espetáculo "Cidade em Plano" em 2010. criou o projeto de intervenção urbana "Jamais seremos os mesmos"  Atualmente realiza pesquisa sobre a relação do Corpo com a Cidade.

Luciana realiza também trabalhos com outras Companhias de dança e de Teatro como por exemplo: o Alaya Companhia de Dança, Teatro do Concreto, Companhia Brasiliense de Teatro e Atmos Companhia de Dança.



Currículo lattes:  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4428412U0